vogue2015a.jpg

A NOSSA HISTÓRIA

O que é a Pregoaria Nacional, afinal? É uma ideia com muitos anos que esteve pacientemente à nossa espera até 2011, altura em que pudemos finalmente dar-lhe vida.

O conceito-base mantém-se desde o primeiro dia: criar peças artesanais, modernas, e relacioná-las com pregões tradicionais ou com ditados populares. Por isso se chama "Pregoaria".

O projecto nasceu num momento em que esta dupla, constituída por uma arquitecta e uma designer, sentiu a necessidade de se re-inventar profissionalmente e trilhar um novo caminho. Para tal, foi necessário criar, inovar e empreender. Sendo um momento que se revelava delicado para a cultura portuguesa, foi necessário fazê-lo sabendo resgatar as tradições e manter uma identidade. Por isso tem o apelido "Nacional".

Sempre foi nossa convicção que o projecto tinha interesse e uma estrutura sólida. Apesar dessa convicção, dez anos decorridos continua a surpreender-nos a forma como ganhou vida própria e uma autonomia que ultrapassa largamente as expectativas iniciais. Diz-se por cá que "a necessidade aguça o engenho" e que "com trabalho e perseverança, tudo se alcança". Nós só temos a comprovar que é verdade.

Durante estes dez anos o artesanato urbano português desenvolveu-se de uma forma extraordinária, com o aparecimento de muitos projectos de qualidade - e cresceu unido, de um modo invulgar, no qual esses projectos não só se reconhecem qualitativamente entre si, como se apoiam mutuamente. Temos todos presente que o crescimento que as marcas tiveram se deveu a vários factores, entre eles o turismo, mas teve como factor principal e constante o grande interesse dos portugueses em descobrir o trabalho dos novos criadores nacionais.

Tal como em qualquer marca que se desenvolve e vai procurando o seu caminho, na Pregoaria houve durante este tempo múltiplas alterações e evoluções - passámos a usar cada vez mais materiais de produção nacional, mudámos por duas vezes de instalações até chegarmos ao atelier que ocupamos actualmente, tivemos colaborações das quais nasceram novas marcas e novos conceitos.

É para nós um orgulho hoje constatar que um projecto tão pequeno e que parecia ter um caminho único, afinal teve espaço para se ir multiplicando e desenvolvendo por outros caminhos. E maior orgulho é perceber que esses caminhos não seguem direcções opostas, mas sim lado a lado com um objectivo comum: a qualidade do design nacional.

Uma década! Estamos todos de parabéns, nós e vocês!

Voltem sempre, que esta casa também é vossa.